sexta-feira, 23 de abril de 2010

Trem do Cariri é visitado por gestores

Publicado: quinta-feira, 26 de março de 2009
Os visitantes conheceram o trem por dentro e por fora, fizeram fotos e andaram em um dos vagões no percurso entre as cidades de Crato e Juazeiro (Foto: Antônio Vicelmo)
Diário do Nordeste
Crato. Comitiva de representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura da cidade de Macaé, tendo a frente o prefeito daquele município, Reverton Mussi Ramos, acompanhado de secretários, esteve na região, conhecendo o projeto de construção do Trem do Cariri, que fará o transporte de passageiros entre Crato e Juazeiro.
A equipe, formada por oito pessoas, visitou a Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda, no Parque Bulandeira, em Barbalha, onde conheceu os detalhes do projeto. Em seguida, se deslocou para o bairro Muriti, no Crato, onde estão estacionados os dois vagões construídos pela Bom Sinal, que farão à interligação entre as duas cidades.
Os visitantes conheceram o trem por dentro e por fora. Fizeram fotos e andaram em um dos vagões no percurso Crato -Juazeiro. Os maquinistas do Metrofor fizeram demonstração de frenagem e velocidade. A equipe de visitantes saiu entusiasmada com o trem fabricado no Cariri.
A idéia, segundo o prefeito Reverton Mussi, é implantar o projeto em sua cidade, Macaé, com recursos de sua administração. Ele explicou que já tem 25 quilômetros de trilhos prontos. Faltam somente os vagões para o projeto.
Conclusão de testes
A empresa Bom Sinal, fabricante dos trens que serão utilizados pelo Metrô do Cariri, concluiu novos testes de velocidade e frenagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), denominado Transporte Rápido Automotriz (Tram) do Metrô do Cariri. O material rodante é composto por duas composições com tração diesel hidráulica mecânica, formadas por dois carros equipados com ar condicionado e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição. A velocidade máxima operacional será de 60km/h. A demanda inicial estimada é de 5 mil passageiros/dia com período operacional entre 5h30 e 22h30, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens/dia. Sua implantação encontra-se em andamento com previsão de início de sua fase operacional prevista para o segundo semestre de 2009.
Serão implantadas quatro estações, que estão em processo de licitação, bem como as oficinas de manutenção e centro de administração e controle de tráfego. O trecho adotado é o mesmo do antigo ramal ferroviário do Crato utilizado pela Rede Ferroviária Federal S.A. (Rffsa), até o início dos anos 80. Atualmente, o ramal tem sua operação de cargas administrada pela concessionária CFN até o distrito de Muriti, município do Crato.

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