quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Metrô do Cariri celebra o 1º aniversário

24/11/2010 - Webtranspo
 
Governo estima melhoria para o sistema em 2011

 
 
Próxima meta é integrar metrô com linhas de ônibus

Em oito dias, no dia 1° de dezembro, a primeira ação do governo cearense para melhorar o transporte ferroviário de passageiros completará um ano de operação. O Metrô do Cariri é responsável pela movimentação de aproximadamente 1.200 passageiros por dia, entre Juazeiro do Norte e Crato - ao longo de 13,6 quilômetros.

Além disso, é operado com VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos), desenvolvidos com tecnologia local pela Empresa Bom Sinal, de Barbalha. “A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970”, garante o governo.

Antonio Chalita de Figueiredo, gerente de Controle e Tráfego da Metrofor (Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos), garante que o sistema proporcionou melhorias significativas à qualidade de vida da população da Região.

"As pessoas ganharam a opção do poder se deslocar num transporte barato (a passagem custa R$ 1,00), seguro, limpo e confortável. Houve ainda a melhoria do entorno das estações", diz.

Futuro

Conforme informações do governo, no próximo ano, o sistema possuirá integração com algumas linhas de ônibus intermunicipais. Assim, os passageiros poderão, com um só bilhete, pegar as linhas integradas de ônibus para continuar seu percurso.

Segundo Antonio Chalita, a integração será tarifária, operacional, temporal e física. "Com isso prevemos que haverá um incremento em torno de 20 a 30% de passageiros no sistema", avalia.

Além disso, em 2011 o metrô também ganhará sua nona estação, que ficará nas proximidades da escola técnica no Antônio Vieira. Está prevista ainda a entrega de mais um VLT. Hoje, operam dois VLTs. "Com o terceiro VLT, estamos fazendo estudos para a diminuição do intervalo entre os trens no horário de pico", prevê Chalita.


http://www.webtranspo.com.br/ferroviario/20512-metro-do-cariri-celebra-1-o-aniversario?utm_source=Zartana&utm_medium=emailmarketing&utm_campaign=News+n+727&utm_content=row701%40yahoo.com.br&utm_term=20512
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário