quinta-feira, 29 de março de 2012

Metrô do Cariri está na final de prêmios de projetos sustentáveis

28/03/2012 - Metrofor

Os vencedores serão anunciados no dia 15 de maio


O Metrô do Cariri, da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), está na final do Prêmio Greenvana Greenbest e concorre com seu projeto de uso de Veículo leve sobre trilhos (VLT) na categoria transporte. Na fase final da edição de 2012, a população poderá votar, até o próximo dia 24 de abril, pela internet, nos projetos que julgarem com maior contribuição para a sustentabilidade e de menor impacto ambiental.

O VLT do metrô do Cariri concorre com projetos da Volvo e da Eco Bike Curitiba. A votação é feita pela internet, no site www.greenbest.com.br. Os vencedores serão anunciados no dia 15 de maio.

O Prêmio Greenbest foi criado pela Greenvana, especialista em projetos e produtos sustentáveis, como forma de incentivar e valorizar empresas, projetos, produtos, profissionais e campanhas sustentáveis. O concurso nacional de consumo e iniciativas com foco no meio ambiente elege as melhores iniciativas em 19 categorias por meio de votação popular e da Academia Greenbest, composta por profissionais e personalidades influentes do setor. Os votos da Academia serão auditados, pelo segundo ano consecutivo, pela Ernst & Young Terco.

Metrô do Cariri

O Metrô do Cariri, da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), está em operação há dois anos e transporta mais de 30 mil usuários por mês em Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).  O VLT é uma opção de transporte eficiente, seguro e barato - a passagem custa R$ 1,00. Além disso, utiliza tecnologia local, visto que são fabricados pela Empresa Bom Sinal de Barbalha, na Região Metropolitana do Cariri. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970.

Vantagens

Os VLTs substituem os tradicionais trens puxados por locomotivas, os chamados “pidners”. Movido a diesel ou biodiesel, o VLT é mais suave, mais rápido, mais silencioso e menos poluente. Uma composição de quatro carros do VLTs transporta 766 passageiros, oferecendo mais área livre do que os trens comuns.