sábado, 28 de maio de 2011

Fogo atinge trem do Metrô do Cariri

28/05/2011 - Diário do Nordeste 

Somente após a vistoria, será possível dizer em quanto tempo o equipamento será consertado

Foto: Antonio Vicelmo

Crato - Um princípio de incêndio no motor de tração de um dos trens do Metrô do Cariri, por volta das 11h30min, de ontem, foi registrado quando o veículo estava parado na Estação do Crato. O fogo foi debelado pelos funcionários da manutenção. Nenhum passageiro ficou ferido. O trem foi rebocado para o Centro de Manutenção para ser vistoriado.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Metrofor, que administra o Metrô do Cariri, somente após a vistoria, será possível dizer em quanto tempo o equipamento será consertado e voltará a rodar. Desta forma, o sistema continuará funcionando, mas com uma composição. Ainda não foram divulgadas as causas do incêndio.

Quando a equipe do Corpo de Bombeiros chegou, o fogo já tinha sido debelado. O comandante da corporação, capitão Leoni, informou que o sinistro atingiu, principalmente, as peças de plástico e borracha do compartimento onde está localizado motor a diesel que aciona a composição. A perícia para explicar as causas do incêndio, segundo o capitão Leoni, será feito provavelmente pelo Policia Ferroviária.

A dona de casa Maria Ribeiro, que mora ao lado da Estação, contou para reportagem que estava na porta de sua casa, quando percebeu uma grande quantidade de fumaça saindo de uma das laterais do trem. "Em seguida, começou a pingar fogo no chão. Imediatamente, avisei a um funcionário que mobilizou outros e apagaram o fogo".

O relato de dona Maria é complementado por informações de outros moradores das proximidades que teriam visto fumaça no trem na viagem anterior.

Prêmio

O Metrô do Cariri foi o vencedor do Prêmio GreenBest 2011, na categoria Transporte, pela votação popular. O prêmio, criado pela empresa Greenvana, na categoria na qual o modelo cearense foi vencedor, reconhece iniciativas de transporte urbano consideradas limpas. O anúncio dos ganhadores foi feito nesta semana.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Metrô do Cariri vence prêmio nacional de sustentabilidade

17/05/2011 - Metrofor

O Metrô do Cariri, projeto do Governo do Estado do Ceará, foi o vencedor do Prêmio GreenBest 2011, na categoria Transporte, pela votação popular. O prêmio, criado pela empresa Greenvana, na categoria na qual o modelo cearense foi vencedor, reconhece iniciativas de transporte urbano consideradas limpas, que contribuem para a preservação do meio ambiente. O anúncio dos ganhadores foi feito nesta terça-feira (17). A votação popular foi realizada online no site www.greenbest.com.br.

Na eleição do Júri Popular, o VLT do Cariri venceu dois modelos de ônibus movidos a hidrogênio, um do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e outro da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP). Já pela votação da Academia GreenBest, o vencedor foi o modelo do Rio.

O Prêmio GreenBest 2011 é um reconhecimento ao projeto do Governo do Ceará que requalificou o transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado. Executado pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor, vinculada à Secretaria da Infraestrutura do Estado, o VLT do Cariri foi inaugurado no dia 1º de dezembro de 2009. O serviço de transporte liga as duas principais cidades da Região Sul do Estado, Juazeiro do Norte e Crato, ao longo de 13,6 quilômetros.

O sistema é operado com veículos leves sobe trilhos (VLTs), que estão ganhando o mundo como uma solução inteligente na área de transporte e de menor impacto ambiental. O VLT do Cariri foi implantado para aproveitar ao máximo a malha ferroviária então existente, o que implicou na redução do número de dormentes usados. O transporte também usa biosiesel, combustível ecologicamente mais correto, e apresenta índices baixos de poluição sonora.

Os VLTs que operam no Cariri usam uma tecnologia local, visto que são fabricados pela Empresa Bom Sinal de Barbalha. A fabricação das composições estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970.

O gerente de Controle e Tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrofor, Antonio Chalita de Figueiredo, diz que o Metrô do Cariri trouxe melhorias significativas à qualidade de vida da população da Região. "Os usuários ganharam um sistema seguro, limpo e confortável dando a oportunidade de melhorar o direito de ir e vir. A implantação das estações trouxe uma melhora significativa da região em que ela se encontra, criando praças e acessos urbanizados que hoje é utilizado pela população lindeira", diz.

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima ( viviane@metrofor.ce.gov.br - 3101.7183 ou 8724.2147)