terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dez cancelas do Metrô do Cariri serão automatizadas

03/01/2011 - Governo do Estado do Ceará

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor vai automatizar dez cancelas em passagens de nível do Metrô do Cariri. O serviço vai permitir que a cancela seja acionada diretamente pelo maquinista. A licitação para a realização do trabalho foi concluída. O serviço deve ser realizado em um prazo de 90 dias a partir da assinatura da ordem de serviço. A medida vai garantir mais segurança aos passageiros e evitar colisões entre veículos e os trens.

Seis passagens de nível localizadas em Juazeiro do Norte e por onde passa um grande fluxo de veículos vão ganhar antes do serviço de automatização cancelas instaladas pela própria Companhia. São elas: José Marrocos, São Pedro, São Paulo, Pio IX, São Bento e São Benedito.

Nas passagens de nível da rua Monsenhor Esmeraldo, próxima à Estação de Juazeiro; da rua Santa Luzia, próxima à Estação de Fátima; e da rua Chiquinha Macedo, no Crato; já existem cancelas. Será realizado o serviço de automatização pela empresa contratada. A nova passagem de nível ainda está sendo definida.

O Metrô do Cariri é operado com veículos leves sobre trilhos e interliga as cidades de Crato e Juazeiro do Norte ao longo de 13,6 quilômetros. O serviço opera hoje com oito estações, sendo 5 em Juazeiro e 3 no Crato São José, Muriti e Padre Cícero) e estão sendo transportadas em média 1.200 pessoas. Em 2011, será construída a Estação Escola, em Juazeiro do Norte, que ficará próxima da região de Antonio Vieira – São José.

O Metrô do Cariri opera de segunda a sexta-feira, de 6 horas às 19 horas, fazendo um total de 42 viagens/dia. No sábado, ele funciona de 6 horas às 14 horas, com 30 viagens. O percurso Juazeiro do Norte a Crato leva cerca de 40 minutos.

Metrô do Cariri vai melhorar sistema

04/01/2011 - Webtranspo

Cancelas devem ser acionadas pelos maquinistas

transporte ferroviário, metrô do cariri, vlt
Melhorias devem ser implantadas em 90 dias

A Metrofor (Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos) acaba de concluir a licitação que possibilitará automatizar dez cancelas em passagens de nível do Metrô do Cariri. Assim, o acionamento do sistema será realizado diretamente pelo maquinista.

Conforme anunciado, a medida visa garantir mais segurança aos passageiros e evitar colisões. O serviço, segundo a Metrofor, deve ser realizado em um prazo de 90 dias a partir da assinatura da ordem de serviço.

As primeiras passagens de nível a receberem o sistema serão: José Marrocos, São Pedro, São Paulo, Pio IX, São Bento e São Benedito. Nos trechos próximos às estações de Juazeiro, Fátima e Crato já existem cancelas. Nestes locais, serão realizados os serviços de automatização.

Atualmente, o metrô do Cariri é operado com veículos leves sobre trilhos e interliga as cidades de Crato e Juazeiro do Norte ao longo de 13,6 quilômetros. O serviço opera com oito estações e são transportadas, em média, 1.200 pessoas.

http://www.webtranspo.com.br/ferroviario/20940-metro-do-cariri-automatizara-sistema