sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ceará poderá ter polo para produzir trem



Juazeiro do Norte se tornaria centro de tecnologia
Meta é que o “Polo de Trem do Nordeste” funcione como uma montadora de automóveis
Com o objetivo de reduzir os custos para a produção de trens, a Bom Sinal pleiteia junto ao governo do Ceará e algumas empresas instaladas em São Paulo a criação de um polo para a fabricação de trens no Nordeste brasileiro.
A ideia é unir – em um terreno com aproximadamente 56 hectares - as principais fornecedoras de componentes da companhia na cidade de Juazeiro do Norte. Eduardo Neves, diretor de infraestrutura da Adece (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará), explica que o “Polo de Trem do Nordeste” funcionará como uma montadora de automóveis.
“A fábrica de VLTs (Veículo Leve Sobre Trilhos) da Bom Sinal será a âncora, ao lado das empresas que devem se instalar no local. Estas companhias produzirão e fornecerão em regime 'just time' todos os equipamentos de cada veículo”, destaca.
Com isso, a maior cidade do interior cearense alavancaria o crescimento ferroviário de todo o Estado. “Juazeiro do Norte já tem uma grande importância para a economia cearense, por isso a escolha da cidade para receber este empreendimento”, argumenta Neves.
Vicente Abate, presidente da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), vê com bons olhos a possível criação do polo. “Tudo que gerar emprego e renda para o País, além de reduzir a dependência de produtos importados, é benéfico. O mercado ferroviário está vivendo um bom momento no Brasil e todas as iniciativas que incrementem este desempenho são bem vindas”, garante.
Questionado sobre os valores necessários para a criação do empreendimento e o índice de empregos que devem ser gerados com o desenvolvimento do projeto, Neves afirma que ainda é cedo para prever.
“Não temos estimativas ainda. Recentemente (abril), alguns empresários visitaram Juazeiro do Norte para conhecer a região e a infraestrutura do local. Não há nada definido. Entretanto, estamos trabalhando para tirar este projeto do papel o quanto antes”, ressalta.
Mesmo assim, a Urca (Universidade Regional do Cariri) e o IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) acreditam que a implantação do Polo do Trem do Nordeste, em Juazeiro do Norte, é a chance para transformar a cidade em um centro avançado de tecnologia, incluindo a instalação de um instituto de pesquisas e de uma certificadora. (*)
As entidades acreditam que o espaço dedicado à produção de trens terá a mesma importância conquistada pela Embraer para o desenvolvimento industrial, científico e tecnológico de São José dos Campos e região, no interior de São Paulo.
Conforme informações da Adece, as empresas que enviaram representantes para participar da visita à cidade são: Voith, Knorrr-Brenfe, Euroar, Phoenix Contact, Hewitt Equipamentos e Metal Lince. Atualmente, a Bom Sinal já atua no Estado, na cidade de Barbalha.
* Com informações do Diário do Nordeste

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Cariri transporta 842 passageiros no 1º dia



01/06/2010 - Assessoria Metrô de Fortaleza

No primeiro dia de operação comercial, segunda-feira (31), o Metrô do Cariri transportou 842 passageiros. O sistema liga os municípios de Juazeiro do Norte e Crato ao longo de 13,6 quilômetros. Após seis meses de testes, o serviço começou a operar de segunda a sexta-feira, das 6 horas às 19 horas; e aos sábados das 6 horas às 14 horas. O valor da passagem é R$ 1,00.
A previsão é que aproximadamente 1.200 passageiros sejam transportados por dia. Na operação comercial, serão ao todo 46 viagens por dia de segunda a sexta-feira e 30 viagens aos sábados. O sistema começou a operar com sete estações: Crato, Padre Cícero, Muriti, São José, Antônio Vieira, Teatro e Juazeiro do Norte. A previsão é que a Estação Fátima fique pronta até o fim de junho. O percurso de Juazeiro do Norte a Crato é feito em 30 minutos.
O sistema é operado com dois veículos leves sobre trilhos (VLTs), cada um com dois carros. O equipamento oferece ao usuário conforto e segurança, pois possui ar-condicionado, capacidade para 330 passageiros, sendo 230 em pé e 100 sentados; acentos preferenciais e local destinado a cadeirantes; e comunicação visual e sonora.
O Metrô do Cariri é o primeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado. É um benefício para toda a região do Cariri, pois vai fomentar o desenvolvimento local a partir da ligação de importantes pólos geradores de viagens, como universidades, comércio, escolas, indústrias. O serviço também vai estimular o turismo, que tem um calendário diversificado com atrações como a Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) e as festas religiosas em homenagem a Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.